segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O ataque falho ao racismo enrustido.


Você vê pessoas publicamento, pela televisão, livros, papers, jornais, filmes, defenderem publicamente o racismo? Não. Porém eu e você concordamos que assistimos pequenas pessoas no nosso dia-a-dia defenderem abertamente isso, prejudicando profissionalmente outros indivíduos, e implicitando certas discriminações enrustidas em discursos públicos. Essas pessoas ao serem denunciadas são corrigidas, e isso está certo. Eu defendo essas pessoas de defenderem suas idéias, apesar de não defender suas atitudes, porque elas serão corretamente corrigidas, convencidas do contrário ou inclusive até mesmo punidas juridicamente por essas atitudes se não se corrigirem.

O que parece incorreto e desproporcional na minha opinião porém é procurar de forma paranoica e conspiratória de que pessoas e organizações escondidas estão promovendo o racismo conscientemente. O correto é sermos conscientes de que o racismo do sistema é uma herança social, as quais as pessoas estão sendo omissas em atacar, e não que eles estão lutando positivamente para estabelecer.



Essa omissão dos indivíduos me faz defender ações de discriminação positiva como cotas para negros em faculdades para diminuir tais discrepâncias, apesar de achar que tais atitudes devam ter limite de tempo para não colaborar com quem não tem méritos, o que eu acho, ainda está longe de ocorrer, e mesmo que ocorra agora, essas desvantagens são muito menores que o avanço social que conquistaremos.

Não defendo porém intelectuais preguiçosos que se apoiam em conspirações escondidas de "Intenções racistas e burguesas", que fazem um desfavor em criar antipatia com pessoas que são contra o racismo, discriminação e a enorme discrepância social, incluindo-as no mesmo espectro de opinião, tornando essas mesmas pessoas enojadas a serem postas no mesmo patamar de teóricos de conspiração paranoicos.

Existe uma dissociação social porém, e eu sou obrigado a esclarecer ao leitor apressado a julgar o meu ataque, onde o que defendemos não se equivale a como agimos. A sociedade age de forma racista, mas mesmo assim ataca racistas. Você pode incluir também por exemplo essas pessoas tímidas que não querem ser postas no mesmo lugar que paranoicos de conspiração. Como resolver isso? Atacando as atitudes, através da exibição das discrepâncias e injustiças.
Não existe mais um enorme alvo a se atacar facilmente, e não existem grandes defensores dessas idéias. Se um afirma que alguém age de forma racista, esse alguém provavelmente não acha que o que faz é racista, então se atacarmos o racismo, você acha que o discurso atingirá a primeira pessoa? É claro que não. Ela nem mesmo acha que o discurso se refere a ela, então porque os paranoicos ainda insistem a atacar organizações que não existem? Seria a materialidade dessas organizações? Porque mesmo que essas pessoas não saibam que agem assim, suas ações confirmam a existência delas? Bem, então eu concordo que essas organizações existem porque suas ações existem. Mas defendo também que essas organizações não são auto conscientes, e que atacá-las é inútil porque esses ataques cairão em terreno infértil. A materialidade delas não ajuda em nada no desaparecimento delas.

Eu detesto atacar sem dar alternativas, por parecer que estou atacando militantes que estão trabalhando na defesa da igualdade social. Já existem boas opções sendo realizadas por esses militantes. Uma alternativa é a discriminação positiva, que não é necessariamente positiva moralmente, mas positiva no sentido de que há manifestação prática social, como por exemplo cotas para negros em faculdades e na TV. Outras opção é o que já está sendo feito no caso de denunciar pessoas que defendem abertamente atitudes racistas, e que as praticam. Outra opção ainda é conscientizar indivíduos de que eles estão extrapolando e desafiá-los em suas opiniões, por exemplo questionando do porque que modelos negras tem menos acesso ao circuito de moda, ou porque indivíduos ainda tem certas opiniões discriminatórias no campo da moral, inteligência e aptidão. O que os paranoicos não parecem aceitar é de que essas pessoas muitas vezes não pararam para pensar nessas opiniões e atitudes, ou porque essas opiniões são tão comuns, ou porque nem mesmo vivem próximos de negros para por conta própria terem tempo de mudar de ideia, que como já disse antes não foram criadas por esse indivíduo, mas foram herdadas.

Seres humanos não são 100% conscientes de suas atitudes e somente a podem corrigi-las se elas forem esclarecidas. Esclarecimento, porém, não acontece se retratarmos desonestamente as opiniões desses "Racistas adormecidos". Nós não somos conscientes de todas as nossas opiniões, e quanto mais rápido ficarmos alertas disso, em nós e nos outros, mais facilmente alcançaremos uma mudança de comportamento na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário