quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Foguete de Pacal e Aliens Antigos


Ceticismo não serve pra tirar o pirulito das mãos da pessoas, mas para evitar que o que é imaginação, ameasse o nosso entendimento sobre o mundo real e a nossa história.

O Foguete de Pacal é um dos argumentos mais famosos de teóricos de Aliens Antigos (que eu vou chamar de AAs), principalmente Eric Von Daniken, autor do famoso livro "Eram Deuses Astronautas?".



Os AAs são sempre muito convincentes, e pra mim, assistir e ler seus trabalhos é como ser gente grande e não ter medo de monstros e fantasmas, mas mesmo assim assistir a filmes de terror, só porque eu sei que apesar da minha razão, eu ainda vou acreditar que estou em perigo. É muito divertido porque realmente compro os argumentos deles no início, mas depois eu faço o trabalho de casa de cético e checo as alegações... que tenho admitir é mais chato do que os livros e documentários de conspiração.

Eu sou muito crédulo por natureza. Mas sou um cético por saber as consequências da credulidade sem responsabilidade.

Porém há pessoas que levam os AAs a sério demais. Em parte porque livros de ceticismo não tendem a ser tão famosos quanto os dos AAs, e os céticos passam mais tempo desprovando alegações, do que mostrando as explicações dessas artes... mas isso é bem óbvio porque céticos/cientistas publicam trabalhos e fazem livros técnicos complexos e chatos demais para o público geral... e só podem desmentir alegações depois que elas são feitas, e não antes.

Parecer ter uma posição sempre negativa soa ruim com o público, que não lê publicações científicas, e assume simplesmente que céticos só querem desprovar o que eles acham que é "espetacular demais". As descobertas de céticos especialistas em arqueologia são espetaculares e mais ricas do que as dos AAs, mas bem mundanas, o que infelizmente não é suficiente para satisfazer os AAs e seus fãs mais crédulos.

Um ótimo material desbancando os AAs quanto ao "Foguete de Pacal" está aqui: http://ancientaliensdebunked.com/references-and-transcripts/pacals-rocket/
O documentário completo desse site, desbancando a série Ancient Aliens do History channel também é uma boa pedida.

Basicamente: O "Foguete de Pacal", na verdade é a tampa do caixão de Pacal, onde está desenhado Pacal sentado (A arte está deitada para forçar a percepção de uma nave) na "Árvore do Mundo", e abaixo dela está a serpente de duas cabeças que transporta, na arte maia, as pessoas para outros mundos; no caso o submundo, o mundo dos mortos. No nariz de Pacal não está um equipamento de respiração, mas um mero piercing, que não está conectado a nada. As mãos de Pacal não operam um aparelho, mas meramente estão posicionadas da mesma forma que em todas as outras artes Maias, em gestos suaves e delicados. Esses gestos e piercing sem conexão também estão em outras artes, e mesmo assim os AAs não dizem que os maias estão operando máquinas nesses outros cenários.

Se a explicação acima é inacreditável demais para você, basta se perguntar porque alguém desenharia Pacal num foguete na tampa do caixão dele? Não é mais plausível uma arte exibindo Pacal indo pro mundo dos mortos?

A tradução para português no Google Chrome da página do ancientaliensdebunked.com, que está em inglês, é aceitável, e dá para compreender.

O Livro "Flim-Flam" de James Randi, de 1982, também é uma ótima fonte de pesquisa sobre as alegações de AAs, apesar de não haver ainda tradução desse livro para português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário