sábado, 5 de janeiro de 2008

Mentes Inovadoras Pensam Diferente

É um paradoxo: Cada vez que nosso conhecimento e especialidade aumentam, nossa criatividade e abilidade de inovar tendem a desaparecer. Por que? Porque nossa caixa de provérbios em que nós pensamos se estreita segundo nossa experiência.

Andrew S. Grove, o co-fundador da Intel, colocou bem em 2005 quando disse numa entrevista na Fortune, "Quando todos sabem que alguma coisa é como ela é, isso quer dizer que niguém sabe de nada'." Em outras palavras, fica quase impossível ver além do que você conhece e pensar fora da caixa que você criou em torno de si mesmo.

Esse "Curso do Conhecimento", uma frase usada num "paper" de 1989 no "The jornal of Political Economy", significa que uma vez você se tornando um expert num assunto, fica muito difícil imaginar não saber o que você faz. Sua conversa com outros do meio são cheias de frases de efeito e jargões que são estrangeiras para os não iniciados. Quando é hora de cumprir uma tarefa - abrir uma loja, construir uma casa, comprar nova caixa registradora, vender seguros - aqueles que são entendidos, os fazem da forma que sempre foram feitos, abafando a inovação quando seguem somente a linha do conhecido.

Elizabeth Newton, uma psicóloga, conduziu um experimento no curso do conhecimento durante seu trabalho de doutorado em Stanford em 1990. Ela deu a um grupo de pessoas, chamadas "tappers"(batucadoras), uma lista de músicas comumente conhecidas para escolher. O tarefa delas era de batucar numa mesa no ritmo da música que haviam escolhido, segundo como elas as imaginavam em suas mentes. Um segundo grupo, chamados "listeners"(escutadores", foram pedidos para que nomeássem as músicas.

Antes do experimento iniciar, aos batucadores foi pedido com que frequencia eles acreditavam que os escutadores iriam acertar o nome das músicas. Na média, os batucadores esperávam que fosse acertadas 50% das vezes. Apesar disso, no fim, os escutadores adivinharam apenas 3 das 120 músicas tocadas, ou 2,5%.

Os batucadores ficaram espantados. A música estava tão clara em suas mentes; como os escutadores não as puderam ouvir nas suas batidas?

Essa é uma reação comum quando especialistas compartilham suas idéias no mundo dos negócios também.
...
Traduzido de The New York Times - Business.
Traduzi somente uma parte, traduzirei o resto segundo pedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário