quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Livros Didáticos - Querem Formar Politicamente a Opinião dos Pequenos Cidadãos?

Eu quase nunca li livros paradidáticos. Sempre os detestei. Não me pergunte sobre como eu passei as séries do primário.
A capa da revista Época deste mês trás a seguinte frase: "O que estão ensinando às nossas crianças?". Segundo a revista os livros contém distorções ideológicas que podem influenciar negativamente na educação das crianças.
A discussão começa por causa dos pais que não têm tempo para educar seus próprios filhos, e querem que as instituições de ensino sejam perfeitas. Esses medrosos pais têm medo de verem seus filhos tornarem-se iconoclastas, marxcistas, hippies, extremistas de esquerda. o que é realmente terrível para os pais, e para o país, pois tais tipos são mais baderneiros que pacifistas.
Educação é um ato político, e é muita miopia negar isso. Se não podemos evitar que um professor neoliberal, ou socialista influencie nossas crianças, pelo menos permitamos que ambos os lados tenham a oportunidade. Discutir a proibição de um ou de outro é pura perda de tempo e um insulto a inteligência dos meninos que têm que se virar nas péssimas condições de ensino que nossos pais nos deixaram.
Queres que teu filho não seja um burro de imitação? que tal discutir política na tua casa, ao invés de reclamar dos professores? Acha que teus filhos não podem decidir por eles mesmos o que é melhor? Ou você tem receio de que sua opinião política esteja errada?

Vamos deixar o preconceito fora das escolas. Escola é pra formar cidadão, e não soldados de um partido. Ensinem tudo! Evolução e Criacionismo. Socialismo e Capitalismo. Ciência e Religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário