sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Laptops Educacionais - Parece besteira... mas talvez seja mesmo

Asus e Intel anunciaram ontem o lançamento em dezembro do Eee PC, um notebook de baixo custo, que ao contrário do XO ou ClassmatePC estará disponível para os consumidores e não somente para as escolas.
Munido de um processador Intel de baixo consumo e preço, e SO GNU/Linux, a Asus espera entrar na briga pela demanda educacional.

Mas será que a moda pega? Se for pelos fornecedores o negócio vai... mas há severas dúvidas de que tais computadores podem mesmo ajudar na educação das crianças. Se fosse comigo, eu ficaria o dia inteiro na Wikipédia, ao invés de escutar aulas chatas.
A frustração nos EUA do projeto de laptops educacionais, por exemplo, ocorreu talvez porque os professores não se adequaram ao seguinte cenário: se quiser chamar a atenção dos alunos, esqueça o modo de ensinar que sempre foi usado. "Não! Não vamos escutar você(professor) por que é obrigatório. Terá de fazer por onde". A informação está a poucas teclas dos alunos; aulas cheias de abrobinhas cansam. As aulas devem ser muito mais desafiadoras e dinâmicas, o que é absurdo pedir de um professor.
Eu não queria falar mal dos professores, mas não me aguento. Todo mundo já ouviu a frase de que "O professor é um profissional frustrado". E isso pode incluir dificuldade de adaptação às novidades e tecnologias. Talvez os refugiados do mercado temam ter de se adaptar a aquilo que eles já fugiam. Pra mim os professores precisam de um upgrade; não de velocidade, mas de paradigma. Na minha humilde opinião, isso é pra maioria dos professores.

Mas o que isso tem a ver com o PC? Bem... se a capacidade dos Pcs não pode ser aproveitada, pode ser mesmo uma besteira investir nisso. Quero dizer... Tem gente depredando escola na capital, e ainda merece ganhar laptop? Vamos tentar amenizar outros problemas antes de se preocupar com inclusão digital, senão teremos mais analfabetos(literalmente) na web.

Se duvida de que não podemos usar pcs na educação ainda, olhe a sua volta, acha que a aula na sua faculdade seria melhor se todos os alunos tivessem consigo um pc? Já rola tanto nêgo sem saber o que tá fazendo ali, fazendo baderna, enchendo o saco pra pôr o nome no seu trabalho no fim do período. imagina aquele cara munido de um Laptop na aula. Acha que alguma coisa vai melhorar? Duvido.
Mesmo assim deve ser legal ter um pczinho desses pra dar rolé por aí e poder blogar de qualquer lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário