quarta-feira, 25 de junho de 2008

Eu Amo meu EeePC

Já faz quase dois meses que adiquiri meu UltraMobile, e estou 100% satisfeito com ele. Apesar dele ser meu terceiro pc, ele faz mais do que eu esperava, inclusive quase mais não toco nos outros pcs, que se tornaram quase escravos do meu eeepc.

Aqui está uma lista das coisas que consegui instalar no meu EeePC para trabalho:

Autocad 2004
Tem tudo que preciso como cadista e possui somente 120 megas de instalação. A tela de 7' do eeepc não me atrapalhou muito até agora.

Dreamweaver e Fireworks 8
Claro, uso apenas para trabalhos mais simples de webdesign, por isso não instalei o CorelDraw, pois aposto que não rodaria tão bem como o Fireworks que possui ferramentas vetoriais mais simples. mas ultimamente todos meus trabalhos de web tenho feito sem problemas no EeePC.


Eclipse + Java JDK
O JDK custou mais espaço, mas funcionou tranquilo. Quanto ao Tomcat e o MySQL, preferi instalá-los dentro de um pen-drive, pois não vi muita necessidade de levá-los dentro do mesmo disco. Rodam com uma performance aceitável para desenvolvimento.


BROffice (OpenOffice)
No inicio havia escolhido usar somente o GoogleDocs, mas como ele ainda é beta, me causou uma série de problemas, pois compartilho com meus outros computadores a edição dos arquivos, além disso quando pegava um arquivo do Word por exemplo, ele precisava conecta a internet para fazer a conversão, o que as vezes era impossivel por que não tenho 3g ainda. mas o BROffice roda mais rápido no EeePC do que no meu desktop, mesmo tendo tirado a inicialização rápida para poupar memória.

Bloodshed Dev C++
A instalação é maior do que eu esperava, mas roda muito tranquilo claro.

Sketchup + Kerkythea
Ainda nao testei o Kerkythea, mas a renderização com certeza será lenta... quando eu fizer um cluster aqui em casa eu coloco o resultado aqui. O Sketchup não pede muito, mas quando há muitas texturas no cenário ele lerda mais do que eu esperava, nada impossível de lidar. Os dois na verdade não instalei na minha pequena máquina, apenas coloquei no pen-drive pois são portáveis.

Jogos
Ou eu uso ele para trabalho, ou para os jogos... como eu o uso mais para trabalho, tive que poupá-lo de muitos jogos, mas apesar das limitações, há pessoas que já conseguem jogar GTA SanAndreas e NFS Underground 2 no EeePC... no meu só coloquei um simulador de vôo simples, o Warbirds, GP2, PokerTH, e ShadowWarrior com JonoF's port.

Você deve estar se perguntando como eu consigo trabalhar com EeePC 701 assim puro, de fábrica. A resposta é que eu não consigo. Existem vários aplicativos que melhoram a performance do windows para melhor utilizar as limitações do EeePC, e eu tive que explorá-las ao máximo, e o resultado foi espetacular. Uma estação de trabalho ultra portátil, e super barata!

A configuração do meu EePC ainda é a original: 512 de RAM, 4 gigas de armazenamento, e 630 mhz de CPU(apesar de alcançar 900 mhz ele vem com 630 de fábrica). o problema de armazenamento resolvi com um pen-drive de 4 gigas que aqui no Rio acha-se por 40 reais, um MP4 velho de 1 giga para mp3s e usando a rede wifi aqui de casa, e colocando no EeePC apenas os arquivos essenciais me ajudo até a organizar meus arquivos.
Quando é necessário para mim, buscar meus arquivos quando estou na rua, utilizo um servidor FTP na minha máquina desktop, assim posso ter acesso aos meus arquivos de qualquer lugar.

No meu próximo post, eu darei as dicas de como otimizar o windows para a melhor utilização do EeePC. Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário