sexta-feira, 16 de maio de 2008

Padrão ODF agora também é padrão no Brasil

O padrão de arquivo Open Document Format agora também faz parte da Norma Brasileira(NBR) da ABNT, como o padrão para documentos de escritório. A liberdade da informação ganhou mais uma.
Isso garantirá que no futuro documentos escritos hoje poderão ser abertos, independente da tecnologia empregada, já que o padrão é aberto e não é controlado por uma empresa somente.
O ODF é dividido em vários tipos de documentos como:
  • .odt para Processadores De Texto (text)
  • .ods para Planilhas Eletrônicas (spreadsheets)
  • .odp para Apresentações em Slides (presentations)
  • .odg para Editor de imagens (graphics)
  • .odf para Equações Matemáticas (formulae)
Então da próxima vez que fizer um texto ou planilha, salve em OpenDocument, ao invés de .xls ou .doc, isso vai garantir que seu documentos não sofrerão com a ação do tempo.

Para ficar por dentro, instale aplicações que utilizem esses padrões, como o OpenOffice, que é gratuito. caso ainda queira usar o Microsoft Office, instale este plugin da Sun: OpenDocument plugin for Microsoft Office (33 megas), que permitirá que você salve ou abra arquivos de padrão aberto na plataforma Microsoft.

Se você já está na frente e é adepto de Cloud Computing, não precisa se preocupar pois sites como Zoho e GoogleDocs, já trabalham com este padrão.

Outra dica é instalar o plugin para abrir ODF no Firefox(Se você usa o IExplorer se mata).

A norma pode ser conferida nesse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário