quarta-feira, 30 de abril de 2008

O que ando lendo


Estou na minha fase de leitura frenética, já comprei 5 livros este mês, o último de Cobol para Mainframes, que ainda não chegou... Aqui no Rio é muito difícil encontrar um bom curso desta tecnologia, só há na Interplan, na Estácio, e na UniverCidade, nenhuma delas disponivel para mim por questões de horário e disponibilidade, por isso tenho que me virar com um livro apenas.

Ruby on Rails, Executando. Alta Books - instalei um IDE para rails aqui, o Aptana, um plugin para o eclipse...lerdou tudo e tive que reinstalar o eclipse. rails é muito pesado, mas impressionante. Trabalhar por convenções ao invés de configurações é todo o segredo aqui. Toda uma página que demoraria 1 semana para terminar em JSP, dá para terminar em apenas 2 horas ou mais.

Ajax e Java. Alta Books - Esse eu comprei sem nem pensar direito, me deu uma boa idéia sobre Ajax com GWT e DWR com Struts e JSF, mas tem um problema: nenhum código funcionou ainda...
Além disso estou pegando aversão a tecnologia depois que li este post de um desenvolvedor do Opera, que me convenceu, Ajax é muito imaturo ainda e deixa outros navegadores sem acessibilidade, como o próprio Opera... igual o a Microsoft faz com o IExplorer e nós odiamos. Os desenvolvedores estão caindo nessa "moda" e esquecendo de respeitar os padrões estabelecidos e deixando os usuários de outros navegadores na mão. Eu mesmo só usava o Opera, e estou sendo obrigado a usar somente o pesado Mozilla Firefox(é parece leve comparando com o IE, mas não é!) para usar o Google Maps e Google Docs. Por favor parem de usar o AJAX!

J2EE patterns. - Esse livro já tenho faz muito tempo, mas nunca consegui lê-lo, faltava conhecimento sobre a plataforma EE, e não dava pra entender nada... o conteúdo pode já estar até ultrapassado, mas o catálogo de Patterns ainda é muito útil.

iniciei nesta segunda o curso Student2Business Microsoft, e só estou usando um livro de Guia Consulta rápida de C# da Notavec. Está sendo um quebra galho para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário